quarta-feira, 7 de julho de 2010

Jovens Filósofos 2010_Eu existo?



Sessão de Filosofia com Crianças (12_14 anos) na Universidade Júnior do Porto

Duração: 3 horas
Exercício : “Pensar o impensável”


1) Os alunos pensam numa frase que acreditem ser “absolutamente verdadeira”;

2) Lêem-se todas as frases;

3) Escolha de uma frase que a maioria considera poder ser refutada;

4) Debate;

5) Escolha de uma frase que a maioria considera ser irrefutável;

6) Tentativa de refutação por parte de todos os alunos.


Objectivos

- Elasticizar conceitos e crenças;

- Alargar pontos de vista;

- Aprender com ou outro (criticar, ser criticado, construir a partir das críticas)



Aula 6 – 5 de Julho (Turma: 1E - 2ª semana)



Verdade 1 – “Eu existo.” (Zé António)

Crítica 1 – “Eu posso não estar aqui realmente mas a imaginar que estou aqui, por isso não posso ter a certeza se existo.” (Eunice)

Contra-argumento do Zé António – “Mesmo se estiver a imaginar, existo na minha imaginação*.” (Zé António)

Crítica 2 – “Eu posso estar excluído da sociedade e não existir para ela.” (Bruno)

Crítica 3 – “Eu posso estar excluído das mentes dos outros e não existir para eles.” (Sofia)



* bastaria este exemplo de sofisticação intelectual por parte deste jovem de 13 anos, que avançou sozinho o argumento cartesiano contra o cepticismo, para afastar qualquer dúvida acerca da pertinência da Filosofia com Crianças.

Sem comentários: