segunda-feira, 5 de julho de 2010

JOVENS FILÓSOFOS 2010__Aula 2 e 3


Sessão de Filosofia com Crianças (12_14 anos) na Universidade Júnior do Porto (2010)




Duração: 3 horas




Exercício : “Pensar fora do quadrado”


1) Os alunos pensam numa frase que acreditem ser “absolutamente verdadeira”, i.e., que consideram que não pode ser refutada;

2) Lêem-se todas as frases;

3) Escolha de uma frase que a maioria (ao contrário do autor) considera poder ser refutada;

4) Debate;

5) Escolha de uma frase que a maioria considera ser irrefutável;

6) Tentativa de refutação por parte de todos os alunos.



Objectivos Gerais

- Elasticizar conceitos e crenças.

-Alargar pontos de vista.

- Aprender com ou outro (criticar, ser criticado, construir a partir das críticas).

Apresentação do Exercício

"Pensar o Impensável"

- Uma forma de o pensamento se transcender a si próprio procurando ir além dos significados comuns (e tantas vezes rígidos) associados aos conceitos que utilizamos.

- Uma forma de permitir aos alunos construírem e abrirem à crítica os seus próprios sistemas teóricos alternativos em relação aos mais diversos conceitos (verdade, existência, liberdade, amor, etc.)

- Fazer ver aos alunos que o mundo (teórico e empírico é passível de diversas interpretações racionais e coerentes.


Aula 2 – 29 de Junho (Turmas: 1A e 1 B - 1ª semana)



Verdade 1 – “A água é indispensável para a vida do ser humano.” (João)



Crítica 1 – “Pode haver um líquido qualquer (Zumol, por exemplo) noutro planeta ainda não descoberto que possa substituir a água, por isso a água pode ser dispensável sem o sabermos.” (Frederico)



Crítica 2 – “No futuro a tecnologia pode inventar um líquido que substitua a água.” (Rolando)



Observação: Concluímos que a Verdade 1 do João dependia do tempo presente, ou da actualidade, em que a água é efectivamente indispensável para os seres humanos. Já a crítica do Frederico mudou de plano (saiu do "quadrado" do João – a actualidade) e avançou com uma hipótese (um contrafactual, ou mundo-possível). A sua crítica está no plano do virtual, segundo alguns alunos.

Já o Rolando previu uma inovação tecnológica futura.

Segundo o João estas críticas fizeram-no ver que a sua frase apenas é verdadeira se se referir ao estado actual dos nossos conhecimentos e tecnologia.

Conceitos Abordados: Presente/ Futuro; Actual/Virtual



Verdade 2 – “A terra é um planeta redondo.” (Ana Sofia)


Crítica 1 – “A terra não é redonda mas achatada nos pólos.” (Mónica)


Observação: Esta crítica da Mónica (conhecida pela própria Ana Sofia) fez-nos ver que a frase apresentada apenas é verdadeira no plano do Parecer (“pelas imagens que vi da terra ela parece redonda”, justificou depois a Ana Sofia), mas não no plano de Ser (“na realidade ela não é redonda”).

Conceitos Abordados: Parecer/Ser



Aula 3 - 30 de Junho




Verdade 1 – “As vacas são brancas e pretas” (Diogo)


Crítica 1 – “Nem todas as vacas são brancas e pretas” (Maria)


“Eu só conheço vacas brancas e pretas.” (Diogo)

“O que estás a dizer é só que as vacas brancas e pretas (as que tu conheces) são brancas e pretas. Não nos estás a dizer nada de novo.” (Maria)


“Mas mesmo as vacas brancas e pretas não são todas brancas e pretas. Basta terem uma pintinha castanha para não serem SÓ brancas e pretas. Se fosse verdade que TODAS as vacas eram brancas e pretas, que nenhuma tinha pintinhas castanhas nem nada, então aí o Diogo estaria a dizer-nos algo de novo.” (Frederico)

nota: A crítica do Frederico revelou uma boa capacidade de pensar hipoteticamente. Pensar num "mundo-possível" e deduzir as consequências dessa possíbilidade para um quakquer argumento filosófico ("Se fosse verdade que... então aí o Diogo estaria a dizer-nos algo de novo."), o que é uma importante competência filosófica.

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