quarta-feira, 14 de julho de 2010

Jovens Filósofos 2010 "Eu chamo-me Jorge Silva?"




Sessão de Filosofia com Crianças (12_14 anos) na Universidade Júnior do Porto (2010)

Duração: 3 horas

Exercício : “Pensar fora do quadrado” ou “Pensar o impensável”

1) Os alunos pensam numa frase que acreditem ser “absolutamente verdadeira”;

2) Lêem-se todas as frases;

3) Escolha de uma frase que a maioria considera poder ser refutada;

4) Debate;

5) Escolha de uma frase que a maioria considera ser irrefutável;

6) Debate.


Objectivos

Elasticizar conceitos e crenças;

Alargar pontos de vista;

Aprender com ou outro (criticar, ser criticado, construir a partir das críticas)



Aula 11 – 12 de Julho (Turma 1E – 3ª semana)


Verdade 1: "Eu chamo-me Jorge Silva." (Jorge)

Crítica:  "Esta frase não é uma verdade absoluta. Só é verdade para ele, para mim não pois eu chamo-me Tomás. (Tomás)
"Uma verdade absoluta tem de ser universal, e esta é pessoal." (António)



Verdade 2: "Existe vida na Terra." (Luísa)

Crítica 1: "Não existe vida no núcleo da terra."
Defesa da Luísa: "O que eu queria dizer é que existe vida na crosta terrestre."

Crítica 2: "Marte também é uma terra e lá não há vida."
Defesa da Luísa: "Eu estava a falar do Planeta Terra, com letra grande."


nota: Este exercício "Pensar o impensável" é uma excelente forma de encontrar os pressupostos das asserções dos alunos. Muitas vezes esses pressupostos estavam "escondidos" dos próprios autores das frases e é a crítica dos colegas que os faz perceber "o que eles queriam mesmo dizer."

Sem comentários: