Sessão de Filosofia com Crianças (12_14 anos) na Universidade Júnior do Porto (2010)
Duração: 3 horas
Exercício : “Pensar fora do quadrado” ou “Pensar o impensável”
1) Os alunos pensam numa frase que acreditem ser “absolutamente verdadeira”;
2) Lêem-se todas as frases;
3) Escolha de uma frase que a maioria considera poder ser refutada;
4) Debate;
5) Escolha de uma frase que a maioria considera ser irrefutável;
6) Debate.
Objectivos
Elasticizar conceitos e crenças;
Alargar pontos de vista;
Aprender com ou outro (criticar, ser criticado, construir a partir das críticas)
Aula 11 – 12 de Julho (Turma 1E – 3ª semana)
Verdade 1: "Eu chamo-me Jorge Silva." (Jorge)
Crítica: "Esta frase não é uma verdade absoluta. Só é verdade para ele, para mim não pois eu chamo-me Tomás. (Tomás)
"Uma verdade absoluta tem de ser universal, e esta é pessoal." (António)
Verdade 2: "Existe vida na Terra." (Luísa)
Crítica 1: "Não existe vida no núcleo da terra."
Defesa da Luísa: "O que eu queria dizer é que existe vida na crosta terrestre."
Crítica 2: "Marte também é uma terra e lá não há vida."
Defesa da Luísa: "Eu estava a falar do Planeta Terra, com letra grande."
nota: Este exercício "Pensar o impensável" é uma excelente forma de encontrar os pressupostos das asserções dos alunos. Muitas vezes esses pressupostos estavam "escondidos" dos próprios autores das frases e é a crítica dos colegas que os faz perceber "o que eles queriam mesmo dizer."
Sem comentários:
Enviar um comentário