quarta-feira, 31 de março de 2010

Jovens Filósofos na Studiosus (Férias da Páscoa)

Dez alunos (9 - 13 anos)

1ª SESSÃO – 29 DE Março de 2010-03-29



OBJECTIVOS DAS SESSÕES
- Trabalhar a atitude filosófica dos alunos (fazer com que se acalmem e se ouçam, que se compreendam mutuamente, que pensem no que vão dizer antes de responder, que respeitem o espaço e a opinião do outro, que aceitem ser questionados e refutados pelos seus colegas).
- Desenvolver uma atitude crítica e questionadora face às diversas respostas (suas e dos outros).
- Encontrar justificações (razões) para aquilo que defendem (aprender a não aceitar uma resposta ou opinião que não esteja bem defendida, i.e., que não tenha boas razões).

RESUMO DA 1ª SESSÃO

Pergunta- Devo obedecer sempre aos meus pais?

Primeira resposta - Sim, porque se nós obedecermos aos nossos pais eles podem ajudar-nos. (Sofia)

          - Não concordo com a Sofia pois acho que a razão que ela expressou na frase não corresponde à pergunta. (Maria)

Segunda resposta- Sim, devo obedecer sempre aos meus pais porque são mais velhos que nós. (Maria)

          - Não concordo com a Maria pois eu sou mais velho que ela e não é por isso que ela tem de me obedecer. (António)

          – Então mudo a minha resposta: “Sim, devo obedecer sempre aos meus pais porque são mais velhos que nós [e mais responsáveis].” (Maria)

- por votação o grupo aceitou esta resposta (corrigida) da Maria.


Terceira respostaNem sempre devemos obedecer aos nossos pais porque nem sempre as ordens são correctas (António)

- discussão em torno de saber se o António tinha respondido sim ou não à pergunta.

          – Não concordo com o António porque uma ordem não pode estar correcta ou incorrecta. É apenas uma ordem. (Maria)

          – Uma ordem é correcta se for seguida, é incorrecta se não for seguida. (António)

- o grupo não aceitou a réplica do António e a sua resposta foi eliminada pois não apresentava uma boa razão.

2ª , 3ª e 4ª SESSÕES – 30, 31 de Março E 1 de ABRIL

- Discussão em torno do texto "O espelho", in Sr. Valéry de Gonçalo M. Tavares
 (este texto já foi discutido num Café Filosófico).
Ronda de perguntas; escolha de 4 perguntas e da ordem da sua respostas; debate filosófico.

RESUMO DA 2ª SESSÃO


Pergunta escolhida pelos alunos:
Como assim um novo rosto dentro de si próprio? (Eduarda)

Respostas discutidas
- O Sr. Valéry queria mudar interiormente. (António) - Conceito : Profundidade*
- O Sr. Valéry queria agradar os outros.(Joana) - Conceito : Agradável*

Aqui uma aluna propôs uma nova resposta que procura sintetizar as duas anteriores:

- O Sr. Valéry queria agradar aos outros mudando profundamente. (Eduarda)

RESUMO DA 3ª SESSÃO


Pergunta escolhida pelos alunos:

- Porque é que o Sr. Valéry troucou os espelhos por quadros de paisagens? (Joana)

Respostas discutidas
- ... porque dizia que os espelhos são para os egoístas. (António P.B.) Conceito: Altruísmo*
- ...porque não queria saber se era bonito ou feio. (Maria) Conceito: Despreocupação*
- ... porque não se preocupava com o exterior mas sim com o interior. (Manuel) Conceito: Profundidade*

* (todos estes conceitos foram sugeridos pelos alunos para caracterizarem as respectivas respostas)

RESUMO DA 4ª SESSÃO

Pergunta Inicial: Podemos roubar para comer?


Nota: durante as 2 horas desta sessão foram debatidos alguns argumentos que, à primeira vista pareciam ser bastante distintos. No entanto fomos conseguindo "encaixar" as diversas respostas dos alunos em duas que problematizavam o conceito de justiça de duas formas inteiramente opostas, ou de dois pontos de vista distintos. Não coloco aqui os autores das respostas pois estas foram atingidas através de um (difícil) trabalho colectivo com contribuições de toda a turma, que se dividiu a apoiar uma ou outra:

- Sim, porque as pessoas percebem que qualquer ser humano deve comer.

- Não concordo com o António porque não é justo para as pessoas que estão a ser roubadas.

Nota Final: Agradeço à directora da Studiosus Carmen Sangiao mais esta oportunidade que me deu de trabalhar com os seus "meninos".

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