Oficina Jovens Filósofos – Aula 8
Debate Filosófico: Existem unicórnios?
Objectivos da sessão
Nesta sessão procurou-se trabalhar com os alunos a compreensão e a análise de argumentos.
Estrutura do exercício
1 – Pergunta
2 – Resposta/Argumento
3 – Contra- argumentos
4 - Debate
Resumo
1 - Existem unicórnios?
2 - Não, não existem provas que o comprovem. (Emanuel)
3 – A não existência de provas não prova que não existam. (Beatriz)
2 – Não sei, não há provas da sua existência nem da sua não existência. (Mia)
3 – Não dá uma resposta concreta. (Manuel)
- Não concordo com a Mia. Não é possível provar a não existência. (Beatriz)
4 - A ciência vai evoluir e vamos ver todo o mundo percebendo que não há unicórnios. (Miguel)
- Não vamos nunca ver todo o universo. (Manuel)
- É possível provar a impossibilidade, por isso é possível provar a não-existência. (Mia)
- Que dois conceitos usaste? (Moderador)
- Existência e impossibilidade. (Mia)
- Significam o mesmo? (Moderador)
[Debate em que se deu o exemplo de um triângulo quadrado. Introdução dos conceitos de impossibilidade lógica e de impossibilidade física.]
- Se calhar só conseguimos provar a impossibilidade lógica. Por isso o argumento da Mia é mau.
2 – Sim, porque dependem da imaginação de cada um. (Renato)
3 – Então os unicórnios existem para uns e não para outros. Como é que uma coisa pode existir e não existir ao mesmo tempo? (Mia)
4 - Pode existir mentalmente e não existir na realidade. (Renato)
- Uma coisa que exista só na nossa cabeça e não na realidade é um problema mental. (Mia)
- Só é um problema mental se não se conseguir distinguir o mental do real. (Beatriz)
3 – Se isso fosse verdade, se os unicórnios dependessem da nossa imaginação, só quem tivesse imaginação é que os veria. (Bruno)
domingo, 1 de novembro de 2009
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1 comentário:
Se existe a dúvida é por que o ser se fas presente (www.re.com@gmail.com)
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