segunda-feira, 14 de novembro de 2011

96º CAFÉ FILOSÓFICO - FILOSOFIA NO PALÁCIO


´
A Sala das Batalhas, no Palácio Fronteira, foi o campo dialéctico onde se desenrolou o 96º Café Filosófico. Revestida até meia altura com azulejos que celebram as batalhas da Restauração, rodeada de bustos de antepassados de Fernando Mascarenhas, que nos acompanhou nesta discussão, esta sala presenciou nesta tarde de sábado chuvoso de Novembro, outras lutas bem mais pacíficas. Uma luta de cada um de nós consigo mesmo em torno da questão primordial:
O que é a Filosofia?  

Como noutra ocasião, voltámos a tentar o caminho inverso do habitual, e procurámos outro ponto de partida para essa nossa pesquisa, outras perguntas que nos dessem novos pontos de vista sobre a pergunta inicial. As perguntas que produzimos foram as seguintes:

‎1 - O que é vida ? (uma pegunta pela existência );
2 - O que é a realidade (uma pergunta pela essência );
3 -Qual a correspondência da filosofia com o quotidiano (uma pergunta pelo valor);
4- O que ajuda a pensar ? (uma pergunta pelo caminho);
5- Pensar é fundamental? (uma pergunta pela procura)



Depois de tentarmos responder a estas perguntas alguns dos participantes avançaram algumas hipóteses para definições de Filosofia (a resposta à pergunta "O que é a Filosofia?") e a sessão terminou com a noção de que muitos são os caminhos para se chegar e os motivos para fazer filosofia.

Agradeço o convite à Associação de Amigos das Casas de Fronteira e Alorna, em especial à Teresa Vilhena que não descansou enquanto não levou o Café Filosófico ao Palácio, e ao Fernando Mascarenhas, nosso anfitrião.

Um abraço a todos, espero voltar!

Sem comentários: