Notas:
Esta primeira sessão do "Mês da Filosofia no E_Learning Café" foi aquela que, até hoje, teve mais estudantes universitários entre os participantes. Como um dos objectivos do "Mês da Filosofia" é, exactamente, divulgar a Filosofia junto da comunidade universitária, esta série de Cafés Filosóficos não podia ter começado melhor. Esperamos que continue assim...
O objectivo principal desta sessão foi trabalhar uma das competências filosóficas fundamentais, a argumentação, sobretudo ao nível da análise e da clarificação de conceitos e argumentos. É precisamente este trabalho de análise e clarificação que constitui o "sumo" daquilo que, em conjunto, desenvolvemos durante cerca de 2h30m, pelo que o resultado final aqui apresentado - os três argumentos (?) alcançados - não é ilustrativo de todo o nosso esforço. Serve, no entanto, para perceber algumas das posições e linhas de pensamento encontradas e que, provavelmente os participantes procurarão aprofundar noutras sessões daqui em diante.
É importante
Considero que este trabalho inicial de análise (a que chamo Análise Primária) é essencial para distinguir os argumentos (justificados) das meras asserções (opiniões) e, sobretudo, para os participantes se ouvirem e comprenderem realmente uns aos outros, e a si mesmos.
No final da sessão procurámos sintetizar cada um dos argumentos classificando-os através dos conceitos que melhor os definem, i.e., a posição filosófica que representam (a bold)*
Exercício:
Pergunta: Qual a origem das ideias?
1º Argumento - "A origem das ideias é a interacção de um organismo psicológico com os estímulos do meio." (Sérgio)
Interaccionismo bio-psico-social
2º Argumento - "A origem das ideias é uma motivação racional, a base da evolução." (Mara)
Motivacionismo Racional
3º Argumento - "As ideias resultam das relações conscientes entre elementos, pois fora da consciência não há ideias." (Daniela)
Interaccionismo consciente ou (segundo um dos participantes, o João) Interaccionismo bio-psico-social "encapuzado".
* Alguns filósofos "mais sérios" poderão ter algum pudor em reconhecer estes conceitos aqui encontrados como representativos de posições filosóficas. Porém, nestas sessões, partimos do pressuposto de que a liberdade de estipulação dos significados dos conceitos é essencial ao trabalho filosófico (foi essa mesma liberdade que permitiu que outros filósofos antes de nós fizessem descobertas conceptuais que ainda hoje nos fascinam) e consideramos este exercício de conceptualização como uma excelente ferramenta de criação de sentido dentro do grupo. Além do mais... é divertido. Mas isso os filósofos "mais sérios" não levam a sério.
http://www.filosofiacritica.wordpress.com/
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