Oficina Jovens Filósofos - Aula 5
Aprender a fazer perguntas.
Objectivos da sessão:
Nesta sessão tentámos sobretudo praticar a difícil arte de fazer boas perguntas filosóficas. Procurou-se que os alunos percebessem a importância de uma boa pergunta no aprofundamento e compreensão dos problemas da filosofia. (Pontos 1 e 2)
Também tentámos, em alguns momentos da sessão, os alunos dessem alguns passos de investigação filosófica propriamente dita: conceptualização, argumentação, justificação e problematização. (Pontos 3 e 4)
Estrutura do exercício:
1 – Encontrar um conceito a analisar e o seu oposto.
2 – Formulação de uma pergunta que problematize um dos conceitos.
3 – Resposta argumentada ao problema (escolha de uma resposta pela turma segundo os critérios de clareza, pertinência e argumentação).
4 – Encontrar conceitos operativos (que superem/resolvam um problema)
Primeiro par de conceitos:
1 - Precisão/ Imprecisão (Nuno)
2 – De que forma a imprecisão mental pode influenciar a solução de problemas? (Raquel)
Seguiu-se um curto debate sobre a imprecisão associada à multiplicidade de escolhas e da precisão a uma só escolha.
Proposta de um aluno: No momento da decisão devemos ser precisos. Até lá devemos ser imprecisos. Isso aumenta a nossa possibilidade de escolha.
3 – [o aluno que formulou a questão escolhe aquelas que considera serem as melhores respostas / argumentos segundo os critérios referidos]:
i) Através da generalidade (imprecisão) compreendemos melhor o problema.
ii) Através da imprecisão há uma ilimitação de soluções.
Tinhamos agora diante de nós dois conceitos (generalidade e ilimitação).
4 - [Nesta altura sugeriu-se que seria uma interessante linha de investigação tentar juntar estes dois conceitos, possívelmente noutro conceito]:
iii) A imprecisão baseada numa generalidade de conhecimentos pode conduzir a uma ilimitação de soluções. (Lara)
Conceito encontrado: ilimitação de soluções
iv) A imprecisão mental pode influenciar a solução de problemas pois tendo várias ideias (generalidade) podemos escolher a melhor. Se tivermos apenas uma (precisão) o poder de escolha é nulo, ou seja, tem limites.
Conceito encontrado: poder de escolha.
Segundo par de conceitos:
1 - Egoismo / Altruísmo
2 – O que nos leva a ajudar os outros?
3 - [sem resposta]
Terceiro par de conceitos:
1 - Amor / Ódio
2 - Como seria se houvesse uma só palavra para amor e amizade?
3 - Seria como agora em que existem a mesma palavra para coisas diferentes. Assento e acento; banco de sentar e banco de dinheiro. Entenderíamos pelo contexto. (Teresa)
Quarto par de conceitos:
1 – Instinto / Razão
2 - Uma pessoa instintiva age melhor que uma pessoa racional?
Outras perguntas: É racional ser instintivo?; Somos inteiramente racionais?
Quinto par de conceitos:
1 – Concentração / Criatividade
2 - Uma pessoa concentrada pode ser criativa? (Catarina)
Sexto par de conceitos:
1 – Tristeza / Alegria
2 - Para que serve a tristeza?
Sétimo par de conceitos analisado:
1 – Exploração / Descoberta
2 - Como se explora e descobre a mente humana? (Catarina)
Outras perguntas: É possível explorar sem descobrir?; É possível descobrir sem explorar?; A filosofia é uma exploração ou uma descoberta?
sábado, 31 de outubro de 2009
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