terça-feira, 9 de junho de 2009

Workshop de Filosofia Prática e Pensamento Crítico

Clube Literário do Porto
Dias 7, 8 e 9 de Julho
Horário: 21h30 23h30
Inscrições (limite 20 pessoas)
40 €
NIB: 0007 0509 0001 6470 0078 7
(por favor enviar comprovativo de transferência para o mail em baixo
Apresentação do Workshop
Aplicação de técnicas de Pensamento Crítico a discussões filosóficas reais

A Filosofia Prática e o Pensamento Crítico são duas áreas distintas mas complementares que têm como objectivo comum a prática e o aperfeiçoamento das nossas capacidades cognitivas e argumentativas.

O Pensamento Crítico é uma área transversal a todas as disciplinas (Português, História, Ciências Naturais, etc.) onde se cultiva a análise e avaliação cuidada de raciocínios e argumentos.

Na Filosofia Prática a ênfase é colocada na procura pessoal, activa e crítica de respostas aos problemas filosóficos.

Neste Worshop de Filosofia Prática e Pensamento Crítico serão partilhadas uma série de técnicas, conceitos e instrumentos cognitivos, lógicos e argumentativos da área do Pensamento Crítico, aplicando-os a discussões (Filosofia Prática) sobre diversos temas filosóficos: verdade, conhecimento, bem e mal, arte, etc.

O prazer do pensamento filosófico

Da mesma forma que um desportista, um filósofo tirará maior prazer e proveito enquanto praticante que enquanto observador. Nesse sentido, este Workshop tem como objectivo principal fazer filosofia e não simplesmente falar de filosofia.

Procuraremos proporcionar o prazer do pensamento filosófico aos participantes que, com essa prática exercitarão também outras virtudes filosóficas como a tolerância, o saber ouvir(-se), o espírito crítico e a argumentação.

Aventure-se a pensar connosco!
Apresentação do Formador
Tomás Magalhães Carneiro é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É investigador no Instituto de Filosofia da mesma faculdade nos grupos de investigação de Filosofia com Crianças e Jovens, Mind Language and Action Group e Filosofia na Saúde.
Prepara uma tese de mestrado em Filosofia Prática e Pensamento Crítico.

1 comentário:

Mário Nogueira disse...

Prezado Prof. Tomás Carneiro,

Escrevo-lhe a propósito do tema Aplicação de técnicas de Pensamento Crítico a discussões filosóficas reais tal como pude ler em seu blog. Recentemente tenho aproximado-me muito das obras sobre Pensamento Crítico nos EUA.
Sou doutor em Filosofia, professor efetivo na Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil, e estou em período de pesquisa acadêmica nos EUA até o final de Julho deste ano. Aqui, entrei em contato com livros em P.C. e dois autores. Li o que você postou online e imediatamente veio-me o desejo de lhe contactar para convidar-lhe para uma atividade relacionada ao que consta em seu blog. Segue mensagem para revistaumcafe@gmail.com com mais detalhes.
Parabéns pelo blog e pelo trabalho com P. C.
Cordialmente,

Mário Nogueira (mario.nog@uol.com.br)