Sessão com grupo de alunos da Studiosus (10-12 anos)
- continuação da aula 21-
"O que é a independência?"
Estrutura da Aula
1) Cada aluno dá um exemplo pessoal onde reconhece “independência”.
“Senti-me independente quando fui pela primeira vez sozinha à padaria.” (Catarina)
“Senti-me independente quando numa aula de filosofia toda a gente mudou de opinião menos eu” (Luis)
“Senti-me independente no dia em que criei a minha empresa de cigarros “Morgas”. (João)
“Fui independente quando, com três anos, os meus pais deixaram-me sozinho na praia e eu encontrei-os sem a ajuda de ninguém.” (Zé Pedro)
“Senti-me independente quando fui almoçar sozinho com os meus amigos.” (Guilherme)
O grupo escolheu o exemplo do Zé Pedro para analisar:
“Fui independente quando, com três anos, os meus pais deixaram-me sozinho na praia e eu encontrei-os sem a ajuda de ninguém.”
2) Hipóteses de definições que se adequem ao exemplo dado.
“Ser independente é estar sozinho mas, mesmo assim, não se deixar levar pelo medo e arranjar uma solução.” (Catarina)
“Somos independentes quando fazemos 18 anos e ficamos independentes,” (Luis)
“Ser independente é fazer alguma coisa por si mesmo e não pelos outros.” (Guilherme)
“Ser independente é agir sem precisar da ajuda de alguém ou com alguém” (Zé Pedro)
“Ser independente é enfrentar obstáculos e fazer aquilo que tem de ser feito. (João)
3) Escolha de uma definição com a qual não concordam.
Escolheu-se a definição do Luis:
“Somos independentes quando fazemos 18 anos e ficamos independentes,” (Luis)
Razões para a escolha:
“Não se adequa ao exemplo do Zé Pedro.” (João)
“Há crianças independentes.” (Catarina)
“Não é esse tipo de independência que procuramos.” (Guilherme)
“Eu não tinha 18 anos qd fiquei sozinho e nesse dia fui independente.” (Zé Pedro)
4) Escolha de uma definição com a qual concordam e sobre a qual iremos trabalhar.
Escolheu-se a da Catarina.
“Ser independente é estar sozinho mas, mesmo assim, não se deixar levar pelo medo e arranjar uma solução.”
5) Objecções à definição:
“Não é preciso sentir medo para sermos independentes.” (João)
“Também não é preciso estarmos sozinhos para sermos independentes.” (Guilherme)
Concluiu-se que o essencial da definição estava no final, na referência à solução.
6) Nova ronda de definições-hipóteses tendo em conta esta descoberta
As duas escolhidas foram:
“Ser independente é arranjar uma solução para um problema que se tem.” (Catarina)
“Ser independente é arranjar uma solução para um problema de dependência.” (João)
7) Clarificação de posições.
Tentou-se perceber qual a diferença entre as duas definições e concluiu-se que uma era mais geral (Catarina) e outra mais específica (João).
Deixou-se que cada um argumentasse em favor da sua posição, mas que também visse o que há de bom na outra posição:
“O que há de bom em ser-se geral?”;
“O que há de bom em ser-se específico?”
8) Escolha da definição provisória com que terminámos a sessão.
“Ser independente é arranjar uma solução para um problema que se tem.”
Próximas aulas:
Confrontar esta definição com os outros exemplos de “acções independentes” avançados no início da aula e verificar se a definição provisória “aguenta”, se tem de ser alterada ou abandonada.
Acima de tudo vamos "Continuar a Pensar!"
Competências exercitadas nesta sessão:
- Problematização de experiências pessoais
- Conceptualização dessas experiências (do pensamento particular para o universal).
- Descentralização do argumento (sair de “mim mesmo”, aprender a ouvir os outros e ouvir-nos a nós como “um dos outros”).
- Justificação, com boas razões, das nossas ideias e argumentos.
- Tomada de decisões por consenso (reconhecimento da importância do diálogo racional e da correcção mútua).
Quanto ao conteúdo da sessão, os alunos parecem ter percebido a dimensão responsável e pessoal do conceito de independência, por oposição à dimensão social e “legal” da maioridade. Veja-se como a definição “Somos independentes quando fazemos 18 anos” foi prontamente rejeitada pela turma.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
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1 comentário:
Fantástico Tomás, como eu sempre soube!
Beijinhos
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