sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

55º CAFÉ FILOSÓFICO_CASA BARBOT












Segue o texto da jornalista Catarina Silva sobre o conteúdo da sessão.


Café Filosófico de novo na Casa Barbot

O segundo Café Filosófico organizado pela Câmara de Gaia, em parceria com o Instituto de Filosofia do Porto, teve lugar na Casa da Cultura/ Casa Barbot, no passado dia 16.


O moderador do encontro filosófico, Tomás Magalhães Carneiro, convidou os presentes a debruçarem-se sobre conceitos específicos, sugerindo a criação de uma rede conceptual.


O objectivo desta sessão foi o de partir da conceptualização, à qual se seguiria a problematização, desembocando, por fim, em respostas decorrentes da análise filosófica.


Assim, vários foram os conceitos que foram enumerados, criando-se uma ligação inter-conceitual entre eles: Deus, enquanto conceito central, deu lugar a vários ramos conceituais, como “ciência”, “inexplicável”, “mundo”, “perfeição”, “eternidade”, entre outros.


A partir desta rede semântica foram várias as questões que se seguiram, formalizando-se, desta forma, a problematização. De entre as várias indagações, a questão “Deus existe?” foi a que reuniu maior consenso a fim de ser discutida em grupo.


À resposta “Não, porque é mais improvável que a alternativa concorrente” foi acrescentada a justificação “Não, porque o mundo é menos perfeito que Deus”. Esta corrente foi designada de probabilística negativista. Já a resposta “Sim, porque é mais provável que não exista”, invocando-se a justificação da existência de múltiplos mundos, para além do que se circunscreve à nossa esfera de conhecimento, foi designada de probabilística positiva. A ambas foi apontada a fragilidade inerente: a incerteza que o termo ‘probabilidade’ invoca. Uma terceira resposta surgiu:” Sim, existe na mente, logo existe”. Esta tese acabaria por ser designada de subjectivismo. A refutação seguir-se-ia com a resposta “Então se não existissem seres humanos, não existiria Deus.”


Os participantes puderam assim, uma vez mais, esmiuçar o campo hipotético que caracteriza a filosofia, ao alcançar conclusões decorrentes da reflexão conjunta.

Texto: Catarina Silva
Fotos: José Rui M. Correira

2 comentários:

Tassos Lycurgo disse...

Caro irmão,

Para contribuir com a discussão, informo os links para um Café Filosófico que participei com o mesmo tema.

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=rlGPoSQCl0I

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=tU2mPzstKLE

Deus o abençoe,
Lycurgo

Tassos Lycurgo disse...

Caro irmão,

Para contribuir com a discussão, informo os links para um Café Filosófico que participei com o mesmo tema.

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=rlGPoSQCl0I

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=tU2mPzstKLE

Deus o abençoe,
Lycurgo