terça-feira, 20 de outubro de 2009

Filosofia na Reitoria III - Definição de Liberdade

"Leões" em frente à Reitoria da UP

O que é a Liberdade?
Esta foi a questão que nos ocupou as últimas duas sessões.
Ao todo foram mais de 6 horas em que quase duas dezenas de pessoas tentaram arduamente chegar a uma definição consensual de liberdade, partindo de alguns episódios concretos onde reconheciam (de alguma forma) essa liberdade: um sentimento proveniente de uma votação para as eleições legislativas; uma sensação de desprendimento devido a um quase afogamento; uma decisão de casar.
Mais que a definição encontrada- reproduzida em baixo - julgo que o mais importante nestas sessões foi a tomada de consciência da dificuldade de uma investigação filosófica séria, i.e., comprometida com a verdade, preocupada com a coerência e com o rigor argumentativo. Quanto a mim é essa dificuldade que torna estas sessões aliciantes e nos faz ficar a pensar nestas questões horas após a sessão ter terminado.
A definição encontrada pelos participantes desta Oficina parece-me bastante satisfatória pois, apesar de tudo, uma questão desta dimensão pede muito mais horas de reflexão que aquelas que dispunhamos.
Há, certamente, o compromisso pessoal de cada um dos participantes em continuar a pensar sobre esta questão e aperfeiçoar a sua definição universal de liberdade.
Definição de Liberdade
Liberdade é a experiência da relevância das nossas escolhas ou da ausência de constrangimentos.