sexta-feira, 26 de junho de 2009

13º Café Filosófico: a análise de Ricardo Brito




O meu amigo Ricardo Brito esteve presente no Café Filosófico n´A Cadeira de Van Gogh.

Aqui ficam as suas impressões da nossa sessão.



Café filosófico 250609




work in process of analysis




Duas imagens em análise




Quadro A- “O Grito” (Edvard Munch)


Quadro B- “Nighthawks” ( Edward Hopper)





Quadro A


Primeiras sensações


-Desespero


-Confusão


-Medo


-Solidão


-Angustia


-Ambiguidade


-Tempestuoso


-Autenticidade




Percepção pura


-Linhas curvas e rectas


-Figuras humanas vestidas de negro


-Perspectiva -Madeira


-Céu


-Azul, amarelo, castanho, preto, vermelho




Analise pura da imagem




“A percepção é um código?...ou a percepção é uma interpretação do código? “


“Nunca olho para as coisas de forma pura? “


“ A expressão dos olhos é uma expressão ambígua? “


“O que é ambiguidade? “


“…Separar os elementos da análise… “


“A multiplicidade subjectiva da expressão viabiliza ao artista a capacidade de sugerir ideias sem as impor? “


“Ele grita porque não está bem ou ele grita porque os outros não estão bem?”


“O grito não é por ele, é pela envolvente que o cerca? “


“A Realidade é momentânea? “


“…Ele por ser tão parecido com o resto… “


“A rigidez contrapõem com a subjectividade? “


“ A incerteza é sair do estável? “


“A incerteza leva a demência ?“


“ O livro imita a realidade como a arte imita a natureza?”




Questões levantadas


"O que é a harmonia?"


"O que é o desespero?"


"O que é o senso comum?"


"O que é que leva a gritar?"




Quadro B


Primeiras sensações


-Artificialidade


-Nostalgia


-Solidão


-Estagnação


-Silencio


-Conformismo


-Alienação


-Refugio


-Capitalismo


-Vazio


-Insónia


-Esquecimento


-Inadequação


-Onírico


-Contraste





Percepção primária


-Luz


-Sombra


-Planos


-Noite


-Rectângulos


-Ar a mais


Selecção final comum aos dois quadros


-Solidão

-Alienação

-Refugio

-Vazio

-Contraste

-Sonho


Ultima análise

“O Contraste é elemento formal?”

“Em termos de visão formal o contraste é um conceito binário?”

“Conceito comum aos dois quadros?”

“O que é contraste?”

“Contraste nutre o acidental e intencional? “

-Incidente

-Intenção

-Irracionalidade

-Racionalidade


“Ganha-se objectividade perante a subjectividade?”

“É importante ser objectivo perante o subjectivo?”

Nota : “Fazer filosofia é criar um estímulo para problematizar “
Ricardo Brito

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