segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Como são os Cafés Filosóficos organizados pela Um Café

Os Cafés Filosóficos organizados pela revista Um Café procuram, no espírito da própria revista, proporcionar uma pequena pausa para pensar, conviver e discutir educadamente temas do universo da filosofia. Pretendemos, com estes Cafés Filosóficos, formar vários grupos informais de investigação filosófica na cidade do Porto e, quem sabe, noutros locais. Com isto quero dizer que pretendemos fidelizar um grupo (ou vários grupos) de pessoas não necessáriamente com formação filosófica e que, como nós, se interessem por filosofia e tenham vontade de discutir ideias abertamente e em grupo.

Estes Cafés Filosóficos pretendem mostrar que a filosofia pode ser um exercício descomplexado de reflexão intelectual, sem a carga de erudição e obscurantismo, muitas vezes associada à filosofia académica. Se, por um lado, é uma mais valia inestimável conhecer a história da filosofia e o que disseram (e dizem) os grandes filósofos, também é verdade que este conhecimento muitas vezes se substitui ao exercício do pensamento genuíno, que cada um de nós deve fazer por si.

Nos nossos Cafés Filosóficos não descuramos nenhum contributo intelectual vindo da história da filosofia que possa ajudar-nos a avaliar os problemas que temos pela frente, mas favorecemos e valorizamos mais aqueles contributos que surgem espontaneamente no calor da discussão e que nascem do interesse e do esforço intelectual dos participantes.
É fascinante ver surgir à nossa frente uma ideia ou um argumento fruto de uma mente fortemente empenhada em pensar criticamente.

O que anima estas sessões de filosofia é um enorme gosto pela discussão educada e pelo confronto intelectual entre pessoas reais (o oposto do mero encadeamento de discursos e ideias em 2ª mão). Este sentimento faz-nos sentir únicos, despertos, numa palavra, vivos.

Sem comentários: